
Ansiedade e depressão
Ansiedade, depressão, fobias, etc. são como uma cortina de fumaça que nos impedem de enxergar o sol do sentido da vida. Podemos cair na desesperança e numa profunda angústia, que nos impele a entrar em desarmonia. Felizmente, não somos estritamente produto de nossas circunstâncias e é possível trabalhar para ordenar o mundo interior e alcançar a sanidade mental.
Maturidade
Muito tem se discutido sobre maturidade recentemente. Temos visto que somos chamados a ter responsabilidade conosco e com o nosso entorno. Maturidade tem a ver com adequação e responsabilidade. Temos esse desejo naturalmente, ao olhar nosso presente e ao pensar no futuro. Às vezes precisamos de ajuda para limpar as lentes que nos permitem observar como podemos servir melhor, e para desentupir os ouvidos e ouvir o chamado da vida.
Cuidados paliativos
Os pacientes em cuidados paliativos, e seus cuidadores, passam a encarar a finitude de modo individual. Encontram-se vulneráveis e possuem muitos questionamentos que são, por vezes, difíceis até de colocar em palavras. O sofrimento indizível é particularmente difícil, pois é bastante solitário. Cuidados paliativos não significa "não fazer nada e esperar a morte chegar", mas sim a não esquecer de viver com dignidade e sentido apesar da finitude da vida.
Sentido da vida
Nos tempos de hoje, estamos precisando dizer que a grama é verde, ou seja, o óbvio precisa ser dito. Com isso, precisamos reforçar, principalmente para nós mesmos, que somos gente, não somos bicho. Isso quer dizer que é imprescindível para nós nos perguntarmos a nossa vocação e o sentido da nossa vida. Essas são questões cruciais, que se percebem o tamanho de sua importância quando encaramos grande sofrimento e/ou vazio existencial. Essas são perguntas que nos fazemos e devemos ir atrás das respostas.
Relacionamentos
Somos seres relacionais, ou seja, o ser humano necessita relacionar-se, com quem amamos e até com quem não temos afinidade. Mas relacionar-se nem sempre é fácil, por mais afeto que tenhamos. Um olhar atento externo muitas vezes pode nos auxiliar a compreender melhor como lidar com o outro.
Autoconhecimento
Estamos na era da informação, onde podemos nos especializar em vários assuntos de forma rápida através de um clique. Seja visando o mercado de trabalho, seja visando ser mais interessante, buscamos nos especializar cada vez mais em assuntos externos. Mas às vezes podemos correr o risco de esquecer que mal podemos conhecer o que está fora de nós se não olharmos para dentro.

